Boa tarde irmãos da Arte!
Após uma longa ausência volto a escrever aqui no Cajado do Mago. Espero que agora consiga voltar à rotina de postagens periódicas.
Vamos começar falando do dia de hoje!
Hoje, dia 30 de abril é para nós Bruxos um dia muito especial: Hoje é Samhaim, o último sabbath, o que fecha a Roda do Ano. Depois desta noite começamos outro ciclo, é como uma passagem de ano.
No Hemisfério norte, este Sabbath é comemorado no dia 31 de Outubro.
O dia de hoje é conhecido como o dia dos Mortos. O dia em que a fronteira que separa o plano material do espiritual se torna mais tênue.
Assim, acreditamos que muitos espíritos transitem livremente entre os dois planos nesta noite.
É tradição na noite de hoje deixar um prato de comida no lado de fora da casa e acender velas nas janelas (ou na janela principal) de casa para guiar os espíritos novamente à terra do Verão (Um dos nomes que damos ao plano dos que já se foram).
Porém, para nós, hoje não é um dia de tristeza, pois sabemos que nossos entes que já se foram estão bem e se preparando para voltar. Assim, hoje é um dia de celebração e veneração aos entepassados, assim como de comemoração por um novo início da Roda do Ano.
Segundo os mitos Wiccanos hoje é o dia da morte do Deus, que renascerá em Yule, lembrando-nos que a morte é somente uma fase do ciclo.
Na antiga Europa era comum em Samhaim abater vários animais para guardar sua carne para o inverno que estava por vir.
Samhaim é um sabbath de reflexão... é hora de olhar para o ciclo que se finda, analisar suas atitudes, as sementes que foram plantadas e o frutos que foram colhidos.
Desejo a Todos um ótimo Samhaim e que o ciclo que se inicia seja repleto de realizações!
Abençoados Sejam!
Que assim seja....e assim será!
ResponderExcluir