segunda-feira, 14 de março de 2011

Sobre Magia, Feitiçaria e Bruxaria

Bom dia pessoal!

Antes de mais nada, gostaria de trazer a vocês algumas definições que uso para os termos Magia, Feitiçaria e Bruxaria.

Para muitos tudo isto é a mesma coisa, mas não é assim que vejo, e não é assim que vou me referir a esses assuntos aqui no blog.

Assim, nada melhor que explicar como eu defino cada um destes conceitos antes de começar a falar sobre eles.

Não gosto de linguagem carregada, mas para as definições, serei o mais formal possível, colocando as coisas de forma clara e impessoal.


Inicialmente, vamos definir Magia.

Magia é o ato, ou a capacidade de modificar a realidade a partir de modelos mentais que ganham vida através do ACREDITAR.

Assim, por mais que muitos discordem veementemente, TODAS as religiões tem sua forma de magia, pois nelas, a Fé realiza mudanças, e a base da magia também é a Fé.

Não a Fé em algo ou alguém, mas o acreditar que algo já existe antes de sua existência efetiva.

Desta forma, magia não está relacionada a religião necessariamente, pois necessita somente da capacidade individual. Basta que a pessoa acredite com todas suas forças para que a magia aconteça.

Agora, com uma boa definição de Magia, podemos falar em feitiços, então, vamos para a definição de Feitiçaria.

Feitiçaria é a prática da magia através de rituais, e com um objetivo específico. Por exemplo, um feitiço para arrumar emprego, para cura, etc.

A Feitiçaria possibilita à mente um fortalecimento da vontade através de experiências que aumentem as emoções e foquem a concentração, permitindo que a magia ocorra mais facilmente. Assim, a magia pode ocorrer sem a feitiçaria.

Feitiços, então, são rituais, simples ou não para fortalecer suas capacidades mágicas.

Bem, agora que temos definições de Magia e Feitiçaria, vejamos o que seria Bruxaria.

Bruxaria é a religião, ou melhor dizendo, um conjunto de religiões, geralmente com características xamânicas, muito ligadas à natureza e o contato com a terra e também com culturas da antiguidade.

Encontramos bruxos entre as religiões neo pagãs em geral.

Talvez a mais famosa entre as religiões de bruxos na atualidade seja a Wicca, mas esta não é a única, podendo haver casos em que a religião é tão pessoal e única para o bruxo que este não se encaixa perfeitamente em nenhuma outra religião, pois religião é a religação entre o humano e o divino e é diferente para cada pessoa.

Eu, por exemplo sou um bruxo que não segue uma tradição específica, mas colhe características de várias e junta à observação do mundo para criar conceito religiosos.

Em geral, a Bruxaria se utiliza da magia e dos feitiços para modificar a realidade, assim, para o bruxo, a feitiçaria e a magia são ferramentas, tanto que há bruxos que evitam seu uso ao máximo, pois toda alteração da realidade deve ser feita com muita responsabilidade.

Uma característica importante é que a bruxaria como religião traz consigo a lei de retorno, que considera que todos nossos atos trazem consequências  para nós de acordo com o que fazemos, se ajudamos alguém, coisas boas acontece, se fazemos mal, ele retorna para nós, assim, somente bruxos irresponsáveis com suas proprias vidas fazem algo que prejudique a outras pessoas.

Finalmente, podemos considerar que Mago é o indivíduo que trabalha sua mente e emoções de forma a promover mudanças na realidade, Feiticeiro é quem conhece, cria e estuda rituais que permitam uma facilitação da magia e finalmente, Bruxo é o religioso que em determinados momentos pode se utilizar da magia e feitiçaria para modificar a realidade.

Até a próxima, pessoal!

Fiquem todos em Paz!

Gostou? Discordou de algo? Quer acrescentar uma idéia? Deixe um comentario!

Nenhum comentário:

Postar um comentário